GASTRONOMIA

Conceito "farm to table", produtos da horta para a mesa nos hotéis da Roteiros de Charme
Até associados da Roteiros de Charme que ficam nas praias estão investindo nas plantações para serem servidas para hóspedes e funcionários
Gastronomia25/11/2019 10h45Atualizada em 25/11/2019 15:11 Por: Redação Fonte: Arteiras Comunicação





Pousada do Toque/AL, com sua horta orgânica e um chef de cozinha realizam os desejos gastronômicos dos hóspedes

Não é preciso viajar para uma fazenda para ter o privilégio de comer pratos elaborados com produtos vindos diretamente da horta (e do pomar) para a mesa. Além dos hotéis-fazenda, até associados da Roteiros de Charme que ficam nas praias estão investindo na plantação de legumes, hortaliças, temperos e frutas para serem usados em suas cozinhas e servidos a hóspedes e funcionários. Que tal tirar uma casquinha nas próximas férias?

 
No sopé da Serra da Mantiqueira, próximo da divisa com o estado de Minas Gerais, a centenária Fazenda Águas Claras, no encontro das serras de Serra Negra, Serra das Águas de Lindóia e Serra das Águas Claras, entre a Mata Atlântica e o Cerradão. Construída em 1870, esta importante propriedade foi totalmente restaurada e transformada em um centro turístico dentro dos padrões de qualidade e de preservação do meio ambiente. Além dos queijos, doces e pães feitos artesanalmente com ingredientes da própria fazenda, lá também se produz culturas temporárias de milho e feijão, além de outras atividades, como a pecuária de corte e leiteira e o cultivo de frutas e verduras orgânicas  para o abastecimento tanto da comunidade quanto dos visitantes. Não por acaso, a culinária da hospedaria promove um resgate da gastronomia rural, misturando os temperos do campo com ingredientes frescos e selecionados. São oferecidas quatro refeições diárias servidas no restaurante da Casa Sede e no quiosque à beira da piscina. O cardápio traz pratos caseiros como cordeiro ao forno com hortelã, leitoa à pururuca, tutu à mineira, abóbora com carne seca e frango caipira na palha.

 
Situada em uma praia praticamente deserta, no litoral norte de Alagoas, natureza, conforto e gastronomia são pontos fortes da Pousada do Toque, que tem horta orgânica e um chef de cozinha, Nilo, para realizar os desejos gastronômicos dos hóspedes. Todo o processo começa e termina na compostagem: a pousada tem triturador para folhas, galhos de arvores, coco verde e restos de frutas, com os quais foi criado um adubo próprio. Há também um “minhocário” para produção de húmus – lembrando que a minhocultura é um processo de reciclagem de resíduos orgânicos por meio da criação de minhocas com o intuito de produzir esse húmus, um excelente adubo para a atividade agrícola. Além disso, a Toque produz suas próprias sementes, de forma diversificada, dependendo da estação do ano. Por tudo isso, em se plantando praticamente tudo dá na propriedade.
 
Por estrada asfaltada, a 130 kms da cidade do Rio de Janeiro, na Mata Atlântica e em plena Serra do Mar, o Hotel Rosa dos Ventos utiliza produtos da fazenda e preserva aspectos fundamentais da cozinha clássica, unindo originalidade e simplicidade caseira de várias partes do mundo. Lá, tudo é 100% orgânico. Dois funcionários são diretamente responsáveis pela horta. Com a conheita são preparados pratos que seguem receitas antigas da família. No terreno também são plantadas árvores frutíferas, que não estão concentradas em um pomar delimitado, mas distribuídas pela propriedade. Algumas são servidas no café da manhã, outras são transformadas em deliciosas geleias.

 
Localizado a 90 Km da cidade do Rio de Janeiro, o Quinta da Paz Resort ocupa uma belíssima área no Vale do Cuiabá, em Itaipava, no município de Petrópolis. Trata-se de um refúgio de luxo em meio à natureza exuberante da Mata Atlântica. O resort se diferencia por oferecer opções de lazer, tranquilidade, relaxamento e ainda os melhores sabores da gastronomia internacional. Uma das raízes do sucesso do cardápio do chef Carlos José está na horta orgânica cuidadosamente acompanhada por dois jardineiros que se dedicam a plantar e colher. Sem contar o pomar... O capim limão, por exemplo, é matéria-prima para um delicioso sorvete, a carambola se transforma em compota, e a banana é estrela não só de sobremesas como a banana flambada com calda de laranja, mas também da moqueca, em que ela é servida empanada.

 
Nas terras da antiga Fazenda Santo Honofre, com hectares de puro pasto e um lindo pedaço do Rio Formoso (1.500 m) – foram projetadas e construídas as instalações do Hotel Santa Esmeralda, concebido para respeitar a arquitetura e a paisagem local. Localizado num paraíso ecológico a 17 km do centro da cidade de Bonito, lá o serviço despretensioso e a decoração guardam identidade com a região. A horta orgânica do Santa Esmeralda, que já produziu hortaliças e temperos inclusive para abastecer a cidade, hoje fornece itens apenas para o hotel. Já do pomar saem diversas frutas que são servidas ao natural ou na forma de sucos, geleias e mousses. 
 
Mais informações:
 
Fazenda Águas Claras
www.fazendaaguasclaras.com.br
 
Pousada do Toque
www.pousadadotoque.com.br
 
Rosa dos Ventos
www.hotelrosadosventos.com.br
 
Quinta da Paz
www.quintadapaz.com.br
 
Santa Esmeralda
www.hotelsantaesmeralda.com.br




COMENTÁRIOS




VEJA TAMBÉM



GASTRONOMIA  |  02/12/2019 - 12h





GASTRONOMIA  |  27/11/2019 - 15h


GASTRONOMIA  |  12/11/2019 - 14h