SAÚDE

Costa Cruzeiros apresenta o "Protocolo de Segurança Costa"
Assim que autorizado pelas autoridades, o reinício gradual das viagens de cruzeiros marítimos da companhia será baseado por um conjunto abrangente de procedimentos de saúde; Desenvolvido pela Costa Cruzeiros, o protocolo contou com a colaboração de especialistas científicos independentes.




Foto: Novo navio da frota, o Costa Smeralda com 1.628 cabines com varanda.

Enquanto aguarda a autorização final para reiniciar suas operações, a Costa Cruzeiros anuncia o “Protocolo de Segurança Costa”, com ações de saúde e higiene projetadas especificamente para garantir a melhor experiência de férias com a máxima segurança. 

O novo protocolo foi desenvolvido pela companhia marítima em colaboração com um grupo de cientistas independentes, especializados em Saúde Pública e coordenados pela V.I.H.T.A.L.I., braço da Universidade Católica de Roma que garante a realização de intervenções de saúde baseadas em evidências. Entre seus fundamentos estão várias medidas e procedimentos de saúde adequados e atualizados com diretrizes globais e nacionais.

Parte da iniciativa é dedicada à aplicação da RINA’s Biosafety Trust Certification, primeira certificação que visa prevenir a propagação de infecções em locais públicos e proporcionar maior segurança à saúde.

Entre os cientistas envolvidos na construção do novo “Protocolo de Segurança da Costa”, estão: Giancarlo Icardi, Professor titular de Higiene do departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Gênova; Roberto Ieraci, Cientista referência em vacinas da ASL Roma1; Patrizia Laurenti, Professora associada de Higiene na Università Cattolica del Sacro Cuore (UCSC); Diretora da Unidade Operacional do Complexo de Higiene Hospitalar, Departamento de Mulheres, Crianças e Ciências da Saúde Pública no Hospital Universitário Foundation A. Gemelli IRCCS; membro do Comitê Científico de Infecções Hospitalares do FPG-IRCCS; Umberto Moscato, Professor associado de Medicina e Higiene Ocupacional na UCSC e Diretor Médico do Serviço de Higiene Hospitalar, Departamento de Mulheres, Crianças e Ciências da Saúde Pública no Hospital Universitário Foundation A. Gemelli IRCCS; membro do Comitê Técnico-Científico de Infecções Hospitalares do FPG-IRCCS; Stefano Vella, ex-diretor do ISS Global Health Center, Professor Adjunto, para Saúde Global, na UCSC, e Consultor Sênior V.I.H.T.A.L.I.

Novos procedimentos
Protocolos e medidas para tripulação - A Costa está implementando ações para pré-selecionar cada membro da tripulação em seu país de origem, com dois testes diferentes de swab para avaliação de casos suspeitos de COVID-19. Ao chegar na Itália, os tripulantes são testados pela terceira vez e, após respeitarem um período de 14 dias em quarentena, são autorizados a embarcar. Nos navios, a tripulação terá acesso a equipamentos de proteção necessários para realizar seu trabalho com os mais altos padrões de saúde, além de treinamentos específicos sobre os protocolos e práticas de segurança. Também passarão por triagens diárias, antes e depois do turno de trabalho, e por testes de swab mensalmente.

Serviços online
Será possível contar com soluções digitais aprimoradas, como check-in online e autocertificação, que podem ser feitos de casa, além das reservas de serviços utilizando o aplicativo MyCosta.

Monitoramento contínuo de saúde
Durante o embarque e desembarque e cada acesso ou saída do navio nos portos do itnerário todos os hóspedes terão que passar por um scanner térmico para medir a temperatura corporal. Além disso, dispositivos eletrônicos de autoatendimento estarão disponíveis a bordo para uso a qualquer momento.

Medidas de distanciamento social
O distanciamento social será respeitado com a capacidade de ocupação reduzida nos navios, e com áreas de usos comuns redesenhadas para evitar aglomerações.

Higienização e Limpeza
Todos os navios da frota estão equipados com novos filtros de ventilação, que garantem alta eficiência de filtragem de ar fresco do lado de fora, minimizando a recirculação do ar interno. Os navios também vão utilizar tecnologias de higienização e produtos de limpeza desinfetantes antivirais com maior frequência. Desinfetantes para mãos estarão disponíveis em todas as áreas do navio, e também nos terminais. Em excursões e passeios, os ônibus serão higienizados após cada uso, e o distanciamento social será garantido por capacidade reduzida. O uso de máscara será obrigatório em todos os ambientes internos do navio.

Alimentação e Entretenimento
A oferta de entretenimento foi modificada para permitir mais atrações durante o dia, em grupos com menos pessoas. Quanto ao serviço de Alimentos & Bebidas, estará disponível apenas o serviço de mesa, tanto para refeições quanto para bebidas, que serão servidas exclusivamente pela equipe do restaurante.

Serviço Médico
Todos os navios da frota continuarão equipados com um centro médico, composto por médicos e profissionais da saúde qualificados e experientes, disponíveis 24 horas por dia. Os navios serão equipados com testes PCR e dispositivos de diagnóstico autorizados pela União Europeia para avaliação imediata de casos suspeitos de COVID-19, e contarão com equipes médicas treinadas para combater a disseminação do vírus. Em conjunto com autoridades responsáveis, foram desenvolvidos procedimentos para facilitar atendimento médico, desembarque e retorno seguro para casa o mais rápido possível, caso algum paciente seja diagnosticado com COVID-19 a bordo. Serviços médicos relacionados a sintomas de gripe ou dificuldades respiratórias são gratuitos para todos os hóspedes.

Para saber todos os protocolos e procedimentos aprimorados: Click aqui




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   09/11/2020 12h58





SAÚDE  |   21/10/2020 09h58