GASTRONOMIA

Pizza de Pera com Gorgonzola é uma das atrações do Workshop Pizzas e Massas em São Paulo
Em setembro maestro pizzaiolo ensina a preparar a verdadeira pizza napolitana e massas de longa fermentação para preparação de pães e petiscos.


Pizza de Pera com Gorgonzola/Foto: Divulgação

Nos dias 13 e 14 de setembro o chef Gino Contin Jr. vai promover o Workshop Pizzas e Massas para Micro Empreendedores no Espaço Gastronômico Le 5 Stagioni, instalado na Moóca. Com curso na Itália e certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana, o chef vai ensinar a preparar a verdadeira Pizza Napoletana, conforme as normas da AVP, além de outras massas de longa fermentação e antepastos tradicionais como Pão Napolitano, Rondinela, Pic Nic e Girella, entre outras sugestões que podem ser servidas em pizzarias e restaurantes ou saboreadas em casa, junto com a família e os amigos.

Chef Gino Contin Jr. - Maverick Thematic Music Bar/Foto: Divulgação

Entre as receitas que que serão ministradas no curso um dos destaques é a Pizza de Pera com Gorgonzola que ainda leva um toque de mel para ficar mais gostosa. Essa receita é uma das atrações do Maverick Thematic Music Bar, que fica em Limeira, no interior de São Paulo, e tem o cardápio e o forno pilotado pelo chef Gino.

Para quem quer colocar a mão na massa, o chef antecipa essa receita que combina o frescor da fruta com a intensidade do queijo azul e a doçura do mel, proporcionando uma experiência gastronômica fantástica!

Receita: Pizza de Pera Mel e Gorgonzola

Ingredientes
- 350g massa napolitana (receita abaixo)
- 80g de gorgonzola
- 8 fatias de queijo muçarela
- 2 peras grandes não muito maduras
- mel

Modo de preparo
Abertura da massa: Polvilhe uma superfície com sêmola ou fubá e abra a massa de forma arredondada com 35cm respeitando 1cm de borda onde você não deve passar o rolo. De preferência abra a pizza com a mão, e se você não tem forno para pizza coloque a massa em uma forma levemente untada. Recheio da pizza: Passe um filete de mel sobre a massa, menos na borda e espalhe as 8 fatias muçarela de forma circular cobrindo toda a pizza, respeitando a borda de 1cm. Fatie as duas peras em fatias bem finas e coloque sobre a pizza, uma ao lado da outra de maneira circular. Coloque um pedacinho de gorgonzola em cima de cada fatia de pera e leve pizza para assar em forno pré-aquecido acima de 250º C por cerca de 10 minutos. Finalização: Tire a pizza do forno quando a borda estiver bem corada e aplique um filete de mel sobre toda a superfície. 

Massa de Pizza de Longa Fermentação

Ingredientes
- 1kg de farinha de trigo, de preferência italiana 00 
- 600ml de água
- 3g de fermento seco
- 30g de sal 
- Semolina ou fubá para abrir a massa

Modo de preparo
Massa: Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 12 horas na geladeira. Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Utilize para preparar pizzas, pães e outras delícias.

O Maverick
Fundado pelo chef Gino Contin, o Maverick Thematic Music Bar abriu as portas em 2002 na cidade de Limeira, no interior de São Paulo. Naquela época o lugar era um dos poucos bares temáticos do Brasil e um dos primeiros do interior paulista a seguir essa tendência americana, com sua decoração com memoromobília sobre carros antigos e música de qualidade, reunindo o melhor das décadas de 50 a 70.

Mais informações: Click aqui




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



GASTRONOMIA  |   19/10/2021 20h43





GASTRONOMIA  |   05/10/2021 18h04


GASTRONOMIA  |   13/09/2021 09h43