HOTÉIS & RESORTS

Estúdio de arquitetura Perkins&Will assina primeiro hotel da Kempinski na América do Sul, no Brasil
Projeto de renovação e expansão do tradicional Hotal Laje de Pedra valoriza cultura e design original para transformar o histórico hotel em um complexo 6 estrelas.


Retrofit Hotel Laje de Pedra/Foto: Perkins&Will - Divulgação

O estúdio global de arquitetura e design Perkins&Will assina o projeto de renovação e expansão do tradicional Hotel Laje de Pedra, em Canela, no Rio Grande do Sul. Projetado pelo arquiteto gaúcho Edgar Albuquerque Graeff, o hotel foi inaugurado em 1978 e foi um dos grandes responsáveis pela consolidação do setor turístico na cidade, tornando-se ícone da hotelaria e palco para eventos históricos, como a assinatura do Tratado do Mercosul, em 1992. O hotel fechou as portas em 2020 devido à pandemia do COVID-19 e foi comprado pela empresa LPD Canela Empreendimentos e Participações S.A, que deve investir R$ 500 milhões na revitalização do complexo hoteleiro, gerando 500 novas vagas de emprego direto.


A renovação vai preparar o Laje de Pedra para integrar a rede de hotéis de luxo Kempinski Hotels, e colocará Canela no roteiro internacional de turismo de alto padrão. Com sede em Genebra, na Suíça, a rede hoteleira que opera 79 hotéis cinco estrelas em 34 países escolheu o Rio Grande do Sul para fazer sua estreia na América do Sul.

Localizado em uma área de 28.000m² repleta de verde, o hotel será renovado e expandido com um projeto que homenageia a natureza, a cultura e a história da Serra Gaúcha. “Nossa proposta é proporcionar uma experiência local aos hóspedes e visitantes, modernizando os espaços e valorizando a identidade histórica do hotel e as linhas mestras do design original”, explica o arquiteto Douglas Tolaine, Diretor de Design do estúdio da Perkins&Will em São Paulo e líder do projeto. “O principal desafio do projeto foi equilibrar uma visão para o futuro com a história e tradição do Laje de Pedra. Não é simplesmente um projeto de hotel, mas o resgate de um destino com profundo impacto urbanístico e cultural”, afirma Fernando Vidal, arquiteto e Diretor do estúdio paulistano da Perkins&Will.


Novidades
Entre as novidades estarão um novo teatro com 350 lugares - que também funcionará como cinema, e um centro de convenções de 2.500m². O complexo também contará com 366 apartamentos, com metragens entre 46 e 108m². O novo Hotel Laje de Pedra ainda terá uma praça coberta para atividades de entretenimento, quatro restaurantes, cinco bares, spa completo com piscina de raia coberta, piscina de borda infinita sobre a laje de pedra, espaço Kids Club  e um exclusivo Rooftop Bar com uma estonteante vista para o Vale do Quilombo. A reabertura deve acontecer em 2022.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



HOTÉIS & RESORTS  |   11/11/2021 10h15





HOTÉIS & RESORTS  |   19/10/2021 22h41


HOTÉIS & RESORTS  |   18/09/2021 12h17