GASTRONOMIA

Festival de trufas em Campos do Jordão/SP, tem menu assinado pelo chef Claudio Savitar
Sofisticado ingrediente transforma pratos simples em refeições estreladas.


Chef Bernard Contipelli (BJ) e Chef Claudio Savitar/Foto: Divulgação

Nos dias 25, 26 e 27 de agosto, acontece a segunda edição do Festival do Tartufo no Restaurante Pontremoli em Campos do Jordão. O evento é um jantar especial que conta com um menu de seis tempos assinado pelo chef italiano Claudio Savitar e com pratos clássicos da gastronomia internacional que trazem as trufas como estrela principal.

Acompanhado pelo pai, o chef Claudio Savitar conheceu a iguaria ainda na infância nas florestas da Toscana, hoje ele é conhecido internacionalmente como especialista no produto. Além de desenvolver pratos, o chef fornece as trufas há mais de 30 anos aos mais renomados restaurantes do mundo.
A iguaria é conhecida como a pérola da cozinha e o ingrediente queridinho da gastronomia. Os grandes chefs utilizam as trufas para trazer sofisticação e elegância aos pratos que são servidos em seus restaurantes. No bistrô italiano Pontremoli, que fica em Campos do Jordão, o chef Bernard Contipelli assina um menu com diversas opções de pratos que levam essa iguaria.

O chef comanda a cozinha do restaurante há mais de vinte anos e conta que o ingrediente sofisticado faz toda a diferença na finalização dos pratos. "A trufa tem um sabor único e pode ser a estrela de qualquer prato, pois um simples ovo frito servido com lascas de trufas frescas se torna uma entrada cheia de elegância e sabor", conta o chef que também é conhecido como BJ.

Também conhecidas como tartufo, as trufas são um trunfo gastronômico, mas devem ser utilizadas da forma correta. "Elas devem sempre ser utilizadas cruas e podem ser servidas raladas ou em lascas, e acompanham alimentos com sabores mais leves e delicados", complementa o chef.

Elas combinam muito bem com frutos do mar como lagosta e vieiras, aves como pato e carnes bovinas como filé mignon. São o complemento perfeito para clássicos como risotos e massas. "O sabor das trufas é inconfundível, tanto que recebemos clientes do país inteiro que buscam por pratos que levam essa iguaria", finaliza BJ.

Local: Restaurante Pontremoli - Rua das Hortências, 605 - Alto Boa Vista, Campos do Jordão.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



GASTRONOMIA  |   06/09/2022 18h25





GASTRONOMIA  |   18/08/2022 20h58


GASTRONOMIA  |   04/08/2022 12h33