CULTURA

Caminhos do Mar/SP com atrações que contarão parte da História da Independência do Brasil
Atividades lúdicas, culturais e ambientais vão até 25 de setembro em comemoração ao Bicentenário da Independência.


Além de diversão para toda a família, as atividades serão verdadeiras aulas de História ao ar livre/Foto: Divulgação

Esse ano é comemorado o Bicentenário da Independência do Brasil e o Caminhos do Mar é parte da "rota da Independência", uma vez que a Calçada do Lorena, caminho percorrido por D. Pedro I em 1822 na subida do litoral ao Ipiranga em São Paulo, está ali. Outros 8 monumentos históricos que contam a história do país, erguidos em 1922, na época para celebrar o centenário do grito do Ipiranga, estão presentes nela e ao longo da Estrada Velha de Santos. Atualmente, o Caminhos do Mar, que faz parte do Parque Estadual Serra do Mar, operado pela Parquetur por meio do processo de concessão do Governo do Estado de São Paulo, é uma unidade de conservação da Mata Atlântica. Toda essa história será contada em atividades lúdicas, recreativas e educacionais que acontecerão todos os finais de semana, e tiveram início em 6 de agosto.

Plantação de mudas de árvores, contação de histórias, atrações musicais, caminhada simbólica, encenação teatral, caça ao tesouro e oficinas de restauro são algumas delas, e acontecerão até 25 de setembro. Além de diversão para toda a família, as atividades serão verdadeiras aulas de História ao ar livre, e todas foram pensadas para incentivar a educação ambiental e histórica e a integração dos visitantes do parque com a natureza. A agenda acontecerá sempre aos sábados e domingos, exceto na semana do dia 7 de setembro, quando serão diárias entre os dias 03 e 11 de setembro. As ações estarão presentes ao longo do Roteiro Histórico (8 km), trilha asfaltada da Estrada Velha de Santos e também do Roteiro Ecoturístico (3,5 km), trilha pavimentada em pedras da Calçada do Lorena. Os mais aventureiros podem ainda agendar antecipadamente a visita para realizar o Roteiro Aventura (4.5 km) pela trilha da Cachoeira da Torre.

Ao longo da Estrada Velha de Santos e da Calçada do Lorena estão situados os Monumentos Históricos construídos em 1922, em homenagem ao centenário da Independência do Brasil, pelo arquiteto francês Victor Dubugras, sendo eles: Monumento do Pico, Pontilhão Raiz da Serra, Belvedere Circular, Cruzeiro Quinhentista, Padrão Lorena, Rancho da Maioridade, Ruínas e Pouso Paranapiacaba.

As atividades poderão sofrer alterações de dia e/ou horário e local a qualquer momento, devido às condições meteorológicas. A programação completa e atualizada das ações pode ser conferida na página Bicentenário: Click aqui




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






CULTURA  |   24/06/2022 14h22


CULTURA  |   21/06/2022 19h28