MERCADO

Portugal em alta: Aplicativo auxilia brasileiros em jornada de dupla cidadania
O aplicativo gerencia informações, documentos e permite o acompanhamento processual em tempo real.


DNApp é o primeiro aplicativo de cidadania portuguesa para brasileiros em jornada de dupla nacionalidade/Foto: Envato Elements

O número de brasileiros que tem buscado obter o reconhecimento de sua dupla nacionalidade segue crescente nos últimos anos. De acordo com registros da assessoria jurídica que atua em processos de nacionalidade portuguesa, a DNA Cidadania, mais de 30 mil pessoas interessadas em embarcar nessa jornada foram atendidas entre 2021 e 2022. Números que refletem a realidade retratada pelos dados do Serviço Estrangeiro e Fronteiras (SEF) da Embaixada Portuguesa: mais de 200 mil brasileiros já haviam estabelecido a vida no país até março deste ano, representando 30% de todos os estrangeiros em situação regular.

"Durante a pandemia essa procura aumentou exponencialmente. Trabalhamos em processos de nacionalidade portuguesa há sete anos, com crescimento de 50% ao ano desde então. Nos últimos dois anos, chegamos a atender cerca de mil pessoas por mês. Ao todo, foram mais de 30 mil interessados no processo de dupla cidadania nos últimos dois anos, um número desafiador para ser gerenciado, principalmente quando avaliamos todas as etapas que compõe essa jornada, as documentações e demais informações que fazem parte do trâmite", comenta o advogado Dr. Rodrigo Lopes, CEO da DNA Cidadania.

Para organizar os processos e torná-los acessíveis aos clientes, a empresa criou o primeiro App de cidadania portuguesa do mercado, o DNApp. O software organiza todas as etapas, arquiva documentos, certidões e informações da família, estrutura a árvore genealógica e permite o acompanhamento processual e financeiro online, em tempo real.

"O sistema foi desenvolvido com base em nosso trabalho interno, facilitando toda a burocracia que enfrentávamos. Com o aplicativo, temos um dia a dia de trabalho mais ágil, melhorando o atendimento aos que buscam a cidadania portuguesa. Todos os clientes têm acesso ao DNApp da sua família e podem se comunicar conosco no sistema de comentários internos. Sempre que registramos algum andamento, ou respondemos a um comentário, o cliente recebe uma notificação por e-mail, assim como pelo grupo da família no WhatsApp", complementa Lopes.

Mais informações: Click aqui




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



MERCADO  |   01/02/2023 17h05





MERCADO  |   23/11/2022 18h20


MERCADO  |   07/11/2022 13h45